15 MOTIVOS PARA VOCÊ PENSAR DUAS VEZES ANTES DE USAR UM CANUDO PLÁSTICO

Impacto Ambiental

canudos de metal reutilizáveis

Canudos de plástico parecem inofensivos, é quase automático aceitar um, mas de inofensivos eles não tem nada. Se antigamente eu já os achava desnecessários, hoje em dia então, que existem opções reutilizáveis, eles deveriam ser proibidos. Não estou aqui para julgar as pessoas que aceitam canudos descartáveis e nem os restaurantes que os fornecem, eu já fui essa pessoa, e eu sei que essa pessoa só faz isso por falta de informação. Então bora compartilhar essa informação!😉

Existem diversas campanhas ao redor do mundo encorajando pessoas a recusarem canudos, mas eu sei que é desagradável tomar bebidas espessas direto no copo. Além de outras bebidas que suplicam para serem tomadas através de um canudo, como por exemplo água de coco. Então não vou dizer para vocês recusarem canudos e tomarem direto no copo, ao invés disso digo pra vocês adquirirem os seus próprios canudos reutilizáveis assim que possível. Depois disso é só vocês levarem ele em um saquinho de algodão ou enrolado em um guardanapo de pano dentro da bolsa. Precisou? Usa, enrola, guarda, leva pra casa, lava e fica pronto pra ser usado novamente.

canudo de metal reutilizável

No caso dos restaurantes, cafés e lanchonetes, é ainda mais fácil porque eles não tem que andar com os canudos e nem guardar na bolsa. Basta lavar junto com a louça normalmente. Quando você compra os canudos geralmente ele vem com um limpador, ou você pode também comprar o limpador separadamente, existem as duas opções.

Se você que está lendo essa publicação possui ou conhece alguém que possui um estabelecimento que faz uso de canudos descartáveis, por favor repasse essa dica para a pessoa. Ela só tem a ganhar com isso, porque essa atitude além de refletir positivamente na imagem da empresa atraindo clientes por mostrar que aquele estabelecimento age com consciência e respeito pelo meio ambiente, a empresa ainda se da bem financeiramente deixando de comprar canudos novos periodicamente.

Existem várias opções de canudos reutilizáveis: de metal, de vidro, grosso, fino, com dobra, sem dobra, etc. Os de metal duram por tempo indeterminado, por gerações, e não enferrujam. Os de vidro duram até quebrarem, se você for uma pessoa cuidadosa ele pode ser uma ótima opção por ser um material maravilhoso de se reciclar. Se quiser saber mais sobre a reciclagem de vidro e as vantagens de dar preferência a esse material leia essa publicação que eu fiz especialmente sobre esse assunto: Invista em potes de vidro: infográfico sobre a reciclagem de vidro no Brasil.

glass-straw canudo de vidro


Você deve ter visto por aí nas redes sociais esse video de um pessoal tirando um canudo de plástico de dentro do nariz de uma tartaruga marinha, ele viralizou nos últimos meses, isto é, fez muito sucesso. Quando assisti esse video eu já conhecia e usava o canudinho de metal, mas ainda não tinha escrito sobre o tema. Sei que a maioria de vocês já deve ter visto o video, mas resolvi compartilhar ele mesmo assim para que quem ainda não assistiu possa ver para onde vão os canudos que as pessoas usam pra tomar um suco e jogar fora em seguida, e como ele afeta diretamente a vida marinha. Foi esse video que me fez pensar em publicar algo sobre a problemática dos “inofensivos” canudinhos de plástico.😦

O impacto do lixo nos Animais Marinhos

 


VAMOS AO QUE INTERESSA!

15 motivos para você pensar duas vezes antes de usar um canudo plástico:

  1. 44% de todas as espécies de pássaros marítimos ingeriram plástico.
  2. Só em Los Angeles, 10 toneladas de plástico são levados ao Oceano Pacífico por dia.
  3. Nos últimos dez anos produzimos mais plástico do que no século passado inteiro.
  4. Metade do plástico que usamos, nós o utilizamos apenas uma vez e em seguida o descartamos.
  5. A quantidade de plástico jogado fora a cada ano é suficiente para dar a volta ao mundo quatro vezes.
  6. Hoje em dia só reciclamos 5% do plástico que usamos.
  7. O plástico representa 10% de todo o lixo que o homem produz.
  8. O plástico demora mais de 100 anos para se decompor.
  9. 80% da poluição dos mares pelo plástico é vinda de terra firme e é levada aos oceanos por fatores como a chuva, por exemplo.
  10. O plástico constitui cerca de 90% do lixo que flutua na superfície dos oceanos.
  11. Cerca de 1.000.000 de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos morrem anualmente por conta da poluição de plástico nos mares.
  12. Praticamente todo o plástico já produzido no mundo ainda existe de alguma forma (com exceção de uma pequena parte que foi incinerada).
  13. Produtos químicos do plástico podem ser absorvidos pelo corpo humano. 93% dos estadunidenses com idades a partir de seis anos testaram positivo para BPA (um produto químico do plástico).
  14. Alguns compostos encontrados no plástico foram acusados de alterar nossos hormônios.
  15. 88% da superfície dos oceanos do mundo está contaminada com lixo plástico.
Agora que você sabe disso vai querer reduzir o seu impacto ambiental, não é mesmo?

Post publicado originalmente em: https://viversemlixo.wordpress.com/tag/impacto-ambiental/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *